segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um enlace inédito de comunicação segura

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um enlace inédito de comunicação segura durante a Operação Laguna, no Mato Grosso do Sul, em exercício conjunto das Forças Armadas Brasileiras. Pela primeira vez, as comunicações entre aeronaves de transporte C-105 Amazonas foram realizadas com o avião-radar E-99 e com caças A-29 Super Tucano e F-5EM por meio de sistema com criptografia de voz, para impedir a interceptação inimiga.

O teste ocorreu em uma das missões do dia 2 de outubro, no início das operações aéreas, enquanto a tropa do Comando Conjunto avançava em território inimigo, de acordo com o cenário fictício do conflito. Num mesmo pacote ocorreram missões de transporte e lançamento de carga, patrulha aérea de combate e escolta.

A rede de comunicações V/UHF foi utilizada com medidas de proteção eletrônica eficazes contra eventuais meios de escuta inimiga, tornando a operação mais segura no contexto de guerra moderna, além de promover o aumento da capacidade operacional da FAB.

Parabéns a FAB pelo desenvolvimento do algoritmo operacional. Certamente isso foi um grande passo para a modernização e segurança das informações.

FONTE: CECOMSAER

Nenhum comentário:

Postar um comentário